20 de novembro de 2015

Catálogo Digital (3) "OLHARES - Os Estudos e os Desenhos de ANTÓNIO SOARES"

Continuando com o nosso Catálogo Digital. Vamos ver primeiramente a mesa com algumas publicações, nomeadamente a capa da "Ideia Nacional" de Homem-Cristo filho.

Capa de António Soares
Duas capas de António Soares para dois livros do seu amigo António Ferro, amigo da juventude, que a política fez separar...









António Soares - autor do cabeçalho do "ABC A RIR" - 1920




"Vogue - estudo" - 1930



"A Herança das Bacalhoas" - 1915


  




"Esboço de retrato" - 1934

"Cabeça cubista" - 1922

"Capa para Catálogo de Exposição António Soares - estudo" - 1922
Nesta mesa tínhamos ainda uma cópia de um dos livros de Inventário da obra de António Soares, iniciado por seu irmão no início dos anos 80, pouco depois da sua morte, bem como uma ficha.

Passando para a segunda mesa, que continha fundamentalmente objectos pessoais, e fotografias.

"Retrato de Madame Veiga Simões" - 1921

As fotos da Mãe e do Pai, dele e da futura mulher, uma foto do casamento que foi realizado em casa da Mãe da noiva. E depois objectos pessoais: os óculos, os isqueiros e cinzeiros (tendo sido António Soares um fumador inveterado, o que era comum na época), um óculo de ourives (recordação da sua passagem como aprendiz, onde descobre a sua paixão pelo desenho e a pintura), uma foto do casal cerca de 1973, onde conseguimos apreender um certo ar de cumplicidade e carinho entre os dois...



Vamos deixar ainda aqui algumas imagens da sessão de inauguração, com um agradecimento a todos os amigos que conseguiram estar presentes connosco, nesse dia.





Um agradecimento muito especial ao Mestre José Rodrigues e Lindinha, pelo carinho com que nos receberam na sua "Catedral" de cultura que é a Fundação!





Sem comentários: