20 de novembro de 2015

A PINTURA MODERNISTA na Colecção MillenniumBCP (2)

Justifica-se e tem actualidade. Logo juntaremos mais imagens da colecção António Soares na colecção Millennium BCP.

Esta exposição apresenta uma selecção das obras da Colecção Millennium BCP  cujos autores iniciaram as suas carreiras nas primeiras três décadas do século XX. Para a história da arte, são artistas modernistas que questionaram os processos da pintura naturalista, empenhada na verosimilhança entre o visto e o representado. Os modernistas, pelo contrário, não acreditam nessa naturalidade do ver: pretendem que o espectador não confunda a realidade com a pintura e sugerem que esta pode enriquecer aquela, através da imaginação plástica.
Na maioria dos casos, as obras expostas confirmam o que a história da arte foi elaborando, mas, noutros, a surpresa pode emergir. Este é o desafio que a exposição propõe, quer aos especialistas, quer os visitantes interessados: que cada um indague e encontre afinidades emotivas e estéticas que confirmem (ou perturbem) o que antes sabia ou amava.
Raquel Henriques da Silva
Curadora da Exposição


Exposição composta por 60 obras de 15 artistas modernistas portugueses: António Carneiro; Amadeo de Souza-Cardoso; Eduardo Viana; José de Almada Negreiros; Francis Smith; António Soares; Mily Possoz; Jorge Barradas; Bernardo Marques; Mário Eloy; Júlio Reis Pereira; José Dominguez Alvarez; Carlos Botelho; Dordio Gomes; Carlos Carneiro.

Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
Campo Mártires da Pátria; S/N (Devesa)
6000-097 Castelo Branco
13 Nov  2015 > 10 Abr 2016
Entrada gratuita
Ter > Dom 10h > 13h / 14 >18h
Encerra segundas-feiras

"Velhos Bairros ao Sol" - 1932

Sem comentários: