20 de novembro de 2015

A PINTURA MODERNISTA na Colecção MillenniumBCP

Inaugurado a 30 de Janeiro de 2015, esteve patente na Galeria Millennium na Rua Augusta, em Lisboa, até 24 de Abril, a exposição "Pintura Modernista na Colecção Millennium BCP". 
Integrando 85 obras de 15 artistas, dadas as limitações de espaço da própria Galeria do Millennium, tal como já acontecera com a Colecção da Pintura Naturalista, só uma pequena parte representativa esteve patente ao público, oferecendo porém o Catálogo uma visão abrangente e muito bem documentada de toda a sua colecção.
A convite do Conservador da colecção, o nosso amigo Dr. Rui Paiva, foi com muito prazer que ajudámos na datação das obras do Mestre António Soares, que são apenas 5, e onde nos confrontámos com uma singularidade - uma das obras é apenas um terço de uma obra muito maior, de que existe uma foto em arquivo.

"Caçada a cavalo na neve" - 1939

Este facto estranho e curioso fez com que a Professora Dra. Raquel Henriques da Silva, Curadora "permanente" da colecção do Millennium BCP, resolvesse incluí-lo no catálogo, com a esperança de que um dia venha a aparecer o resto da obra.

Estas são as duas obras que estiveram patentes em Lisboa, neste período:


"Caçada a Cavalo na Neve - fragmento" - 1939

"Ribeira do Velho Burgo - Porto" - 1962
Fica aqui um pequeno filme que retrata o que aconteceu durante a inauguração:



Nem de propósito, a mesma exposição, agora itinerante, foi inaugurada esta semana, desta vez no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco. Oportunamente incluiremos mais imagens.

Sem comentários: