18 de outubro de 2013

"Ofícios" e "As Artes, as Letras e as Ciências" - no Palácio da Assembleia da República

O tema "deambulatório" não cessa de me vir à cabeça. Com efeito, se pensar bem, há muitas obras do Mestre António Soares que ficam em "locais de passagem", como o Painel da Escola Secundária Engº. Ferreira Dias, no Cacém - localizado na Recepção da Escola; ou os painéis da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, em Abrantes - cujo espaço começou por ser o Ginásio da Escola, local onde passaram imensos jovens nas suas aulas de Educação Física, e que é agora o Grande Auditório.

No ano passado, aquando da extraordinária exposição "O Modernismo Feliz - Arte Nova em Portugal" que teve lugar no MNAC - Museu do Chiado, a maior obra exposta foi uma pintura a óleo, enorme, que foi designada por "A Agricultura, o Comércio, as Indústrias" e datado de 1933, e que segundo o nosso registo é designada por "Ofícios" e foi realizada, efectivamente, em 1935. Lamentavelmente não tenho ainda uma foto adequada, só uma que tirei aquando da referida exposição.


Noutro dia, por razões profissionais, fui participar num workshop precisamente na Assembleia da República. Ao passar por um corredor, por sinal relativamente largo, dou exactamente com esta obra, e com a que foi encomendada na mesma ocasião que emparelha com esta, designada por "As Artes, as Letras e as Ciências", também, claro de 1935. Os quadros são tão grandes que o corredor não permite um recuo suficiente para uma foto total. Só como registo, até conseguir um melhor, que espero me seja providenciado pela Directora do Museu da Assembleia da República:


E aqui estão mais duas obras... num "local de passagem"...


Sem comentários: