4 de março de 2013

Painel temático na Escola Secundária Ferreira Dias



com as bandeiras representando os símbolos dos cursos leccionados na antiga Escola Técnica de Sintra, à data da sua execução - 1964
  
Foi um enorme prazer a minha primeira visita à Escola Secundária Ferreira Dias em Agualva – Cacém. A minha intenção era, em primeiro lugar, averiguar do estado de conservação do enorme painel realizado por encomenda pelo Mestre António Soares em 1964 (quando foram edificadas as novas e actuais instalações), e contactar com a Direcção da Escola no sentido de solicitar autorização para reproduzir e publicar informação sobre o mesmo.


Fui muitíssimo bem recebida, desde o início, pelo Vice-Director da Escola, que estava mesmo na entrada, Dr. Reis Martins. Sorte a minha de ter logo encontrado a pessoa que ao longo dos anos mais se tem batido pela preservação do magnífico painel que esteve em riscos de vir a ser destruído (queriam deitar abaixo aquela parede), caso tivesse havido dinheiro para se levar a efeito as obras de remodelação do Parque Escolar. Depois de ter conversado algum tempo com o Dr. Reis Martins, julgo que tal nunca teria chegado a vias de facto, ou então o Parque-Escolar iria contar com um “Mártir pela Arte”. Também estou convencida (com grande pena minha) que fosse este um painel realizado por Almada Negreiros, e a Escola teria não só sido uma das primeiras a ser renovada, como o painel (que não pode ser removido da parede onde se encontra) seria eventualmente colocado num maior lugar de destaque (?)...

Fiquei a saber que a Escola tem levado a efeito ao longo dos últimos anos, várias exposições sobre este “desconhecido” autor do painel que tão bem embeleza a entrada principal da Escola, António Soares, quer na área de Artes e Design, quer na de História. Infelizmente, como muito bem sabemos e lamentamos, ainda não existe a publicação da Biografia Oficial e completa do Mestre António Soares (é o nosso objectivo prioritário) nem existe disponibilizado na Internet muito material – reproduções – de obras do Mestre.

Julgo que o prazer foi recíproco, pois na escola não sabiam que existe uma família e um espólio do Mestre António Soares, e que a Família tem vindo a realizar desde o falecimento do Mestre (há 35 anos) um levantamento e um inventário exaustivo da obra deste grande artista português do século XX.

Objectivamente constatei, em primeiro lugar, que o painel apresenta um excelente estado de conservação; em segundo lugar, que existe uma grande vontade da Escola em conhecer melhor este grande pintor do Modernismo; em suma, pode ser um bom começo para a dinamização e divulgação de quem foi António Soares, o que foi o período do Modernismo, em que lugar estavam todos os protagonistas desse movimento – posso dizer com toda a convicção e afirmá-lo em definitivo, tal como posso prová-lo, que Almada não foi o maior, foi simplesmente um dos elementos do movimento do Modernismo Português.

Aliás, não se pode afirmar quem foi o maior, como não se pode dizer quem foi o primeiro, como não se pode dizer quem foi o pior ou o último. Um Movimento nas artes, como noutras actividades, é constituido sempre por vários artistas cujo trabalho no seu conjunto é que determina se existiu um Movimento ou se foram simplesmente manifestações esporádicas. Assim, no Movimento do Modernismo em Portugal, todos contribuiram para essa definição, e não só na pintura, no desenho, na publicidade, nos grafismos, mas também na escrita, e na arquitectura, exterior e de interiores, enfim na cultura em geral.

Continuo a afirmar, está ainda por fazer, por estudar a fundo e conscientemente, com uma visão e leitura mais objectiva e isenta, a História do Modernismo em Portugal.

Ficamos pois hoje mais enriquecidos com a publicação aqui, neste blog, com a devida vénia ao blog “riodasmacas.blogspot.pt”, de uma imagem magnífica (início do post) deste lindíssimo painel que se encontra na entrada, recepção, da Escola Secundário Ferreira Dias, tal como o vi na semana passada.

Imagem do Painel, pouco depois da inauguração da Escola - note-se a ausência do busto do Engº. Ferreira Dias

Sem comentários: